Prevenção de lesões do profissional

Antes de começarmos a falar sobre o tema, eu te pergunto:

Você já se lesionou trabalhando com alguma técnica de massagem?

Sabe como é não poder trabalhar por causa de alguma lesão que poderia ter sido evitada?

Então, neste post falaremos mais sobre a massagem, mas também pode ser incluído em outras profissões que precisa que o corpo e energia do profissional esteja adequados para aguentar a carga fisica e emocional na qual estará sendo exposto. Também vou citar exemplos que aconteceram comigo durante meus estudos como professor das técnicas tailandesas na Tailândia, em meus diversos atendimentos e também nos períodos que ministro meus cursos pelo Brasil.

Quando falamos sobre o tema, existem diversos causadores destes males. Alguns deles sendo bem graves como: má postura, efetuar a manobra de forma errada, não gerenciar o uso de sua força, falta de resistência física, problemas emocionais, entre outros. Muitas delas podem ser evitadas no momento do aprendizado e nas práticas pós formação.

Muitos destes causadores podem acarretar ao profissional lesões nos punhos, joelhos, lombar, ombro, cotovelos, etc, que o deixará inapto por semanas, meses ou até para sempre.

É algo muito sério a pensar, não é?

Perante a estes pensamentos, o profissional precisa, e muito, cuidar de sí. Realmente o profissional tem que entender a importância de se cuidar. Tendo em vista que trabalhar alongamentos, força e resistência do seu corpo seriam ótimos pilares, mas esquece que uma boa técnica, e sendo executada corretamente, fará com que o profissional tenha o total ápce de sua performance com o mínimo gasto de energia e força. Consequentemente seu cliente receberá, de forma mais adequada, todos os benefícios das manobras.

Cito um exemplo que aconteceu durante meus estudos na Tailândia. Eu tive um problema no meu antebraço que me causou grandes problemas no início, porém, tratei de cuidar logo para estar novamente 100%. Foram poucos dias mas após ter passado por isso percebi que eu estava desleixado com minha postura. Precisava sim ver que não é apenas força mas sim executar corretamente a manobra, ter o equilibrio entre meu corpo e a técnica. Desde este momento eu coloco como exemplo para meus alunos, o quanto é importante deles terem esses pensamentos e cuidarem primeiramente desta máquina chamada CORPO.

Algumas formas para se cuidar seria trabalhar alongamentos dos membros inferiores e superiores, praticar yoga, fazer academia ou fortalecer os músculos do corpo em casa, trabalhar seu sistema cardiovascular, ter uma alimentação adequada, estar feliz e, principalmente, fortalecer sua energia interna e o aprendizado correto de cada manobra da técnica que irá utilizar. A saúde física é muito importante mas também, tendo seu enorme valor, a sua saúde mental (sobre este tema “saúde mental’’ em um post futuro).

Resumindo, quando temos esta sintonia do corpo, mente e energia, teremos uma disposição e alegria muito acima da média. Ter o corpo bem equilibrado, a saúde fisica e mental fortes e a técnica refinada, a probabilidade de ter alguma lesão ou problema serão mínimos.

Nos cursos do EspaçoThai demonstro o quão é gratificante o profissional ter esta sintonia. Toda essa energia positiva faz com que você queira sempre mais e mais, deixando assim sua vida melhor e podendo exercer, com maestria, seu trabalho pelo resto de sua vida.

É por essas e outras que o profissional precisa entender que precisa se cuidar. São 3 pilares (corpo, mente e energia) muito intensos que, em equilibrio, não tem como ser negativo.

Não deixe de se cuidar.

Cuide mais de você.

Seja mais feliz.

Kho khun Krap.

newsletter

Envie seu e-mail e receba as novidades e promoções do EspacoThai.

2018 – Todos os direitos reservados EspaçoThai.

A reprodução do conteúdo é autorizado mediante a citação do autor.